Margem de lucro é a porcentagem adicionada aos custos totais, de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda.
A margem de lucro está relacionada com a formação de preços e com a lucratividade da empresa em relação ao investimento realizado.
Principal Função
A margem de lucro tem como principal função gerar lucros para a empresa e otimizar as vendas dos produtos, através do cálculo dos custos envolvidos e do acréscimo sobre os custos na formação do preço final de venda. A margem de lucro é de grande importância para o sucesso das empresas, sendo imprescindível formar preços que cubram os custos e que estejam dentro dos valores que o mercado está disposto a pagar.
Divisões da Margem de Lucro
A margem de lucro divide-se em custos, preços de venda e lucro:
- Custo: os custos são os valores investidos na confecção ou compra do produto que será vendido. Entre os custos estão incluídos os impostos, fretes e demais gastos financeiros em função do produto ou serviço.
- Preços de Venda: a formação dos preços de venda é uma parte muito importante no processo de comercialização de um produto, pois através desse processo a empresa poderá ter sucesso ou prejuízo no lançamento de novos produtos. O ideal para estabelecer um preço justo sobre o produto é calcular os custos da compra ou produção, e paralelamente a isso pesquisar o valor que os consumidores estão dispostos a pagar pelo mesmo. Feito isso, basta alinhar essas duas informações e formular o preço ideal para o mercado.
- Lucro: o lucro é o percentual que uma pessoa ou empresa recebe em cima da venda de um produto, ou seja, é o retorno positivo de um investimento realizado.
Cada setor do mercado possui uma margem de lucro diferente, sendo importante entender o setor no qual você pretende atuar e definir a melhor margem para o seu tipo de negócio. Estudar a concorrência é uma ótima forma de sair na frente e ganhar uma boa fatia do mercado com o preço ideal.
Para calcular a sua margem de lucro você deve reduzir do preço de venda aceito pelo mercado, todos os custos investidos na compra ou produção do produto, sendo eles os custos fixos, que existem com ou sem vendas e os variáveis que aumentam conforme a quantidade produzida. Após reduzir o preço de venda dos custos, divida o resultado pelo preço de vendas, e assim obterá a sua margem de lucro. Caso o resultado seja negativo, significa que você deve rever a ideia de lançar o produto ou então diminuir os custos da empresa e produção, para que dessa forma você possa entrar no mercado sem prejuízos.
Fonte: Conta Azul