secretaria@multipla-rnc.com.br

+55 11 2790-5700

Contabilidade

Por que ter o apoio de um contador na hora de montar o plano de negócios é um diferencial?

Sabia que o contador pode ser um grande diferencial na hora de montar o seu plano de negócios?

Esse profissional pode agregar muito mais do que ajudar no controle financeiro e garantir que a sua empresa ande em conformidade com as exigências da Receita. A figura do contador é estratégica, já que ele pode auxiliar nas tomadas de decisões e na definição de metas realistas para garantir o crescimento do negócio. 

Por que o contador é um diferencial importante na montagem do plano de negócios?

Nem só de legislação tributária e fiscal vive um contador. A atuação desse profissional vai muito além de preparar folhas de pagamento, garantir que o negócio esteja sempre em dia com as exigências governamentais e em conformidade com a Receita Federal. 

Ele também exerce a função de consultor para a manutenção e o desenvolvimento da empresa, indispensável para definir os primeiros passos. A começar pela experiência desse profissional: enquanto você administra uma única empresa, o contador tem contato direto e aprofundado com dezenas delas. 

Dessa forma, tê-lo na hora da montagem do seu plano de negócios é um grande diferencial, pois ele contribuirá com conhecimentos práticos do mercado como um todo. 

É no plano de negócios que você sinaliza onde a empresa está e aonde quer chegar e, nesse momento, a figura do contador entra para apoiar na definição de ações para atender cada meta. Com isso, você consegue tornar as escolhas mais assertivas, antecipar problemas e possíveis soluções. O profissional de contabilidade irá somar na criação do plano de negócios: 

  1. Montando a previsão de custos e encargos;
  2. Auxiliando com uma visão dimensionada dos gastos totais de desenvolvimento, produção e entrega do produto ou serviço final;
  3. Complementando a análise financeira, considerando impostos e a margem de lucro esperada. 

Na prática, como o contador pode ajudar? 

Muitos fatores que contribuem para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa devem ser analisados na elaboração do plano de negócios. É durante a criação desse planejamento que você irá entender se o modelo de negócio é viável, detectar as particularidades do mercado que pretende atuar e ampliar a perspectiva da empresa para o médio e longo prazos. 

Durante esse processo, ter um parceiro é muito importante para o sucesso do plano, por isso, inclua o seu contador de confiança no desenvolvimento dele, pois isso conta como um diferencial enorme para sua empresa que está nascendo.

Isso porque a análise desse profissional diz respeito aos custos com contratação, encargos trabalhistas, férias, 13º salário e demais benefícios. Ainda na área financeira, o contador ajuda a montar uma boa projeção de custos e ganhos tanto para garantir o andamento do negócio quanto para o crescimento da empresa. 

Ele irá mapear todas as necessidades do negócio em relação ao dinheiro, bem como os meios de atingir metas financeiras. Por ter conhecimento e autoridade técnica nas questões fiscais e tributárias, e, domínio sobre temas financeiros, esse profissional é um aliado estratégico para a sua empresa, desde a sua abertura. 

Como o contador pode ajudar você na hora de abrir uma empresa?

Você montou o seu plano de negócios e agora chegou o grande momento: dar início ao processo de abertura da empresa!

Abrir grandes ou pequenos negócios envolve particularidades que muitas pessoas desconhecem. Definir a divisão da participação dos sócios, o capital social e o tipo de tributação que a empresa será enquadrada são questões muito importantes que não podem ser feitas por quem não tem um conhecimento específico na área contábil.

Assim como no plano de negócios, aqui o contador passa a ser um diferencial para agilizar o processo. Isso vai desde o conhecimento contábil até a ativação de sua rede de contatos, usando-a a favor de cada cliente como você. 

Por isso, encontrar um escritório contábil compatível com as suas necessidades é um pontapé inicial importante para a construção do seu novo negócio. Veja a seguir cinco momentos em que o contador é indispensável para fazer a diferença: 

#1 Na redação do Contrato Social

O contrato social é um documento que contempla as informações básicas da empresa. Portanto, cuidado nunca é demais na hora da elaboração desse documento.

Nele, devem ser descritas todas as características do negócio, desde a formatação societária até o regime tributário precisam estar presentes. Qualquer detalhe deixado de lado pode trazer retrabalho e atrasar a abertura da empresa. 

Entre os possíveis prejuízos de um contrato social mal elaborado podemos citar:

  • Pagamento de multas por falta de adequação administrativa, jurídica ou financeira;
  • Perdas financeiras;
  • Conflitos de gestão entre os sócios.

Ninguém quer passar por isso, certo? Então, para começar a empresa com o pé direito, conte com o contador para tocar o processo do contrato social. 

#2 No registro na Junta Comercial e na Receita Federal

A Junta Comercial é um órgão de âmbito estadual responsável por registrar e validar as atividades empresariais de todo o país.

A função da Junta é armazenar, organizar e realizar registros das empresas para desempenhar suas atividades conforme a lei. Além disso, o órgão também é responsável pela abertura das empresas.

A inscrição é realizada com a análise do Documento Básico de Entrada (DBE) ou Protocolo de Transmissão da Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica (FCPJ) e, se as informações estiverem de acordo, o cadastro do CNPJ será feito. 

Vale lembrar também que, no processo de registro na Junta, também é preciso cadastrar a empresa na Receita Federal. Este cadastro armazena as informações cadastrais de empresas nas administrações tributárias do país. 

Como você viu, trata-se de um processo burocrático que exige muito conhecimento. Neste caso, a figura do contador é também essencial, garantindo que o registro na Junta seja feito corretamente e em tempo hábil. 

#3 Na obtenção do Alvará de Funcionamento

Ter um alvará de funcionamento é o que garante que a sua empresa funcione efetivamente. Ele é emitido pela prefeitura da sua cidade com o corpo de bombeiros e com os outros órgãos responsáveis pela emissão das licenças ambiental e sanitária, dependendo do tipo de negócio. 

Existem quatro tipos de alvarás que variam conforme a atividade da empresa, sendo eles:

  • Auto de Licença de Funcionamento (ALF);
  • Auto de Licença de Funcionamento Condicionado (ALF-C);
  • Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF);
  • Alvará de Autorização para Eventos Públicos e Temporários. 

Os custos para cada licença também são diferentes e nem toda empresa é obrigada a ter todas elas. Por conta disso, o contador é um diferencial para enquadrar sua empresa no alvará de funcionamento correspondente ao seu negócio. 

#4 Na emissão da Autorização de Funcionamento — AFE

Também chamada pela sigla AFE, a Autorização de Funcionamento é mais uma das etapas necessárias para regularizar a abertura de uma empresa. Trata-se de um certificado, emitido pela ANVISA, para empresas de saúde, cosméticos, farmácias, fábricas de medicamentos e matéria-prima farmacológica. 

Para emitir este documento, ANVISA considera alguns pontos, como segurança das instalações da empresa, controle de manuseio e transporte de produtos.

Não ter a AFE, segundo a Lei Nº 6.437, pode sofrer algumas penalidades, como:

  • Multas e advertências;
  • Apreensão, inutilização e interdição dos produtos.
  • Suspensão das vendas.

Contar com a ajuda do seu contador, você fica livre de todos esses problemas. 

#5 Na compra do certificado digital

O certificado digital é um documento obrigatório para boa parte das empresas. Trata-se de uma assinatura digital, que veio para substituir a papelada e garantir a segurança e autenticidade das transações eletrônicas. 

Por lei, toda empresa que emite NF-e (nota fiscal eletrônica) é obrigada a ter um certificado digital. Já as empresas do Simples Nacional precisam ter o certificado se tiverem mais de um empregado. A única exceção nesse caso é o MEI que não é obrigado a ter o certificado. 

“Qual tipo de certificado adquirir? Onde comprar? Como usar?”

O contador também pode guiá-lo neste processo, indicando o melhor tipo de certificado para adquirir, onde e como usar a assinatura digital.

Fonte: Blog Conta Azul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from - Youtube
Vimeo
Consent to display content from - Vimeo
Google Maps
Consent to display content from - Google
Spotify
Consent to display content from - Spotify
Sound Cloud
Consent to display content from - Sound